Paixão de Cristo do Município de Triunfo/PE


Paixão de Cristo em Triunfo traz várias novidades este ano.

Um dos mais antigos espetáculos ao ar livre do Sertão Pernambucano ganha mais personagens e novas cenas, entre outras inovações.

Considerada uma das mais antigas de Pernambuco, a Paixão de Cristo de Triunfo, no Sertão do Pajeú, promete uma temporada com várias novidades. Foram incluídas duas novas cenas: o Sepultamento e a Ressurreição de Jesus Cristo; dois novos personagens, José de Arimateia e Nicodemos; a participação de um intérprete de libras e será instalada uma rampa de acessibilidade para cadeirantes. O espetáculo, que tem em cena cerca de 70 participantes, entre atores e figurantes, será montado no Parque Iaiá Medeiros Gastão, conhecido como Via Verde, e que é o primeiro teatro ao ar livre do Sertão. À frente do Drama da Paixão está o Grupo de Teatro Nós em Cena.

A cada ano, são feitas interferências contemporâneas na encenação sem deturpar a história original. As 15 cenas da atual montagem trazem os tumultos que a presença de Cristo causou ao redor do Templo sagrado, os atritos com os fariseus, a Última Ceia, a traição, prisão, julgamento, flagelação, Crucificação, Sepultamento e Ressurreição. A estrutura cenográfica natural da Via Verde permite que o público acompanhe a peça ao ar livre, desfrutando da temperatura amena de Triunfo, que pode chegar a 18 graus à noite, nesta época do ano.

A atual temporada marca o segundo ano do ator Bosco Araújo no papel de Jesus Cristo e também em seu segundo ano vivendo Maria, a mãe de Jesus Cristo, Ana Oliveira.

O início de tudo

Os primeiros passos na encenação do Drama da Paixão de Cristo, em Triunfo, começaram a ser dados em 1975, quando o Frei Humberto, pároco local à época, reuniu os integrantes do grupo Jovens Vivendo o Ideal de Cristo (Jovic), missionários e seminaristas na peça que passou a ser encenada durante oito anos no sítio do Convento São Boaventura, localizado na região central da cidade. Depois, a Paixão de Cristo saiu do convento e passou a ser apresentada em outros locais de Triunfo, como na Praça 15 de Novembro e na área verde existente por detrás da Escola Monsenhor Luiz Sampaio, onde foram montados cenários naturais para o espetáculo, que passou a ser exibido durante vários anos pelo Grupo de Teatro de Amadores de Triunfo.


O Drama da Paixão tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer e Fundarpe.


REALIZAÇÃO NOS DIAS 28 E 29 DE MARÇO AS 19H | EVENTO GRATUITO